segunda-feira, 25 de julho de 2011

Confirmação de leitura – Google Apps já disponibilizou

Os recibos de leitura são, sem qualquer margem de dúvidas, a função que falta ao Google Docs mais pedida dos leitores. Sempre que se apresentam novas funcionalidades deste serviço de email da Google é recorrente aparecer a pergunta sobre os recibos de leitura.
A Google não está agora disponibilizando esta funcionalidade, se bem que restrita a um tipo de utilizador das Google Apps.


Para já esta nova e desejada funcionalidade está apenas disponível para quem tem contas Google Apps for Business e Google Apps for Government. Os utilizadores restantes ficaram excluídos do acesso a esta funcionalidade. O serviço de recibo de leitura está disponível tanto dentro de um domínio de uma organização, bem como para fora. Podem ser pedidos recibos em mensagens enviadas para dentro e fora das organizações.

O recibo de leitura é uma funcionalidade que muitos softwares de leitura de email implementam, para que os emissores de uma mensagem tenha a confirmação de que a mensagem que enviaram foi lida pelo se destinatário. Esta resposta é enviada apenas caso o receptor entenda que a pretende enviar. Apesar de ser uma funcionalidade muito útil, a Google alerta para que não deve ser feita confiança nesta funcionalidade:

Do not rely on read receipts for certifying mail delivery. Although read receipts generally work across email systems, you may sometimes get a receipt for an unread message or not get a receipt even though the recipient has read the message.


No caso dos serviços de email da Google, existem dois modos de envio de recibos de leitura. Um modo manual, em que o utilizador decide se pretende ou não enviar este recibo, e um modo automático, em que a resposta é enviada sem ser requerida a intervenção do utilizador.

Este segundo modo apenas funciona dentro dos endereços de email de uma organização e numa lista de endereços definida pelo gestor do domínio.

Esta nova funcionalidade deve ser ativada na interface de gestão da Google Apps. Acessem à página de definições e procurem por “Email read receipts”. Devem escolher se pretendem que os recibos sejam enviados de forma manual ou automática. Caso escolham a segunda opção devem ainda definir os endereços que estão abrangidos.

Apesar de ser uma funcionalidade pedida por muitos utilizadores do serviço de email, a Google preferiu disponibilizá-la primeiro aos seus utilizadores que pagam para ter acesso ao serviço.
Não existe qualquer informação sobre a possibilidade de esta funcionalidade ser estendida aos restantes utilizadores das Google Apps ou do Gmail.

Até a próxima!



Fonte: Pplware

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