segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Instalando e usando o Modo XP no Windows 7

Windows XP Mode 
Finalmente chegamos ao último tutorial da série sobre Implantação do Windows 7. Neste tutorial iremos ver como instalar e utilizar o Modo XP, disponível para instalação no Windows 7.


Diferentemente das outras versões do Windows, o 7 teve seu código fonte todo escrito do zero. Devido a este fato, é possível que alguns programas nativos para Windows XP, ou anteriores a este, não funcionem no Windows 7. E é ai que entra o Modo XP, permitindo que programas nativos funcionem em uma máquina virtual executando Windows XP rodando sobre o Windows 7. A parte bacana é que nenhuma janela da máquina virtual é aberta, e consegue-se executar os programas diretamente através de atalhos na interface do Windows 7.
Apesar de parecer mágico, ele na verdade não é. Alguns programas que dependam de algum dispositivo de hardware específico podem não funcionar desta forma. Um exemplo são algumas aplicações que dependem de Certificados Digitais armazenados em mídia do tipo Smart Card. Nem toda aplicação que dependa deste tipo de hardware irá funcionar.
Além disso é recomendável que o computador que irá executar o Modo XP tenha suporte para o recurso de Virtualização Assistida por Hardware (HAV). A maioria dos computadores recentes possui este recurso.
Neste artigo iremos ver como instalar o Modo XP no Windows 7, como habilitar os programas nativos do Windows XP (como o Internet Explorer 6) para serem executados a partir do Windows 7, instalar novos programas e gerenciar as credenciais de acesso ao Modo XP, permitindo sua utilização em massa num ambiente corporativo.

Pré-Requisitos

Para instalar o Modo XP no Windows 7 é necessário:
  • Computador com o recurso de Virtualização Assistida por Hardware (HAV) habilitado e que esteja executando o Windows 7. Veja abaixo como saber se seu computador tem suporte a HAV e como remover esta limitação se necessário.
  • Baixar o Windows XP Mode do site da Microsoft. É necessário baixar e instalar três arquivos nesta ordem: Windows XP Mode, Windows Virtual PC e Windows XP Mode Update.

Resumo

São esses os passos que iremos seguir:
  1. Verificar se o programa que está tentando executar funciona em modo de compatibilidade no Windows 7.
  2. Verificar se o seu computador tem suporte a Virtualização Assistida por Hardware (HAV).
  3. Instalação do Windows XP Mode.
  4. Passos recomendáveis após a instalação do XP Mode.
  5. Configurar um programa para que seja acessível diretamente pela interface do Windows 7.
  6. Acessando unidades físicas e de rede mapeadas pelo Windows 7.
  7. GPO para configurar as credenciais do Modo XP.

Tutorial

Vamos ao trabalho.

1. Verificar se o programa que está tentando executar funciona em modo de compatibilidade no Windows 7

Antes de instalar o Modo XP, utilize o assistente do Windows 7 para Executar programas criados para versões anteriores do Windows. Basta digitara palavra 'compatibilidade' na caixa de pesquisa do Windows 7, acessível a partir do botão Iniciar. O Assistente de Compatibilidade de Programa será executado. Basta seguir seus passos para tentar executar seu programa diretamente pelo Windows 7.

Assistente de Compatibilidade de Programa
Se isso não resolver e precisar instalar o Windows XP Mode, prossiga com o tutorial.

2. Verificar se o seu computador tem suporte a Virtualização Assistida por Hardware (HAV)

Para saber se seu computador tem suporte ao recurso de Virtualização Assistida por Hardware (HAV), baixe a ferramenta Microsoft® Hardware-Assisted Virtualization Detection Tool e execute-a.
Se a mensagem abaixo aparecer (This computer is configured with hardware-assisted virtualization) é porque seu computador possui o recurso de HAV suportado e ativado.

This computer is configured with hardware-assisted virtualization

Caso contrário, pode ser que seu hardware suporte a virtualização mas ela esteja desabilitada na BIOS. Consulte o manual de sua placa mãe, pesquise em fóruns na Internet, ou leia este artigo da Microsoft: Configure BIOS for Hardware Assisted Virtualization (HAV) PCs.
Recentemente a Microsoft criou uma atualização que remove o pré-requisito de virtualização assistida. Caso o seu hardware não tenha suporte a HAV, baixe e instale a atualização do Windows (KB977206) para sistemas de 32 bits (x86) ou 64 bits (amd64). Esta atualização também está disponível na área de download do Windows XP Mode, com o nome Windows XP Mode update.

3. Instalação do Windows XP Mode

Acesso o site de download no Modo XP, selecione sua versão do Windows 7 e o idioma, e baixe os três arquivos conforme ilustra a figura abaixo:

Download Windows XP Mode

No meu caso, selecionei a versão Professional de 32 bits do Windows 7 no idioma Português do Brasil.
Instale o Windows XP Mode, no meu caso o arquivo é o WindowsXPMode_pt-br.exe que tem mais de 450MB. Recomendo instalar na pasta padrão (C:\Program Files\Windows XP Mode), conforme ilustra a figura abaixo:

Local de instalação do arquivo do disco rígido virtual

Após, instale o Windows Virtual PC, no meu caso o arquivo é o Windows6.1-KB958559-x86.msu. E por último instale o Windows XP Mode update, arquivo Windows6.1-KB977206-x86.msu. A Microsoft recomenda instalar o Windows XP Mode update somente se seu computador não suportar HAV. Reinicie o computador quando solicitado.
Após tudo instalado, vá até o menu Iniciar, Todos os Programas, Microsoft Virtual PC e execute o Windows XP Mode:

Iniciar Windows XP Mode

O assistente de configuração do Windows XP Mode será executado. Aceite os termos de licença. Na seqüencia será mostrada uma tela solicitando a Pasta de Instalação do Windows XP Mode.
Importante: O local padrão é uma subpasta da pasta do usuário. A principio não há motivos para trocar este local, a não ser que esteja instalando o Modo XP em uma imagem personalizada do Windows 7 utilizando sysprep, com a opção de copiar o perfil do usuário atual habilitada. Neste caso, recomenda-se que coloque o arquivo do disco rígido virtual em outra pasta, pois, caso contrário, a cada novo usuário que se logar na máquina, será copiado este arquivo de disco rígido, que tem mais de 1GB, para a pasta do novo usuário, ocasionando lentidão no primeiro logon e possível desperdício de espaço em disco. Uma sugestão é criar uma pasta C:\Windows XP Mode, e instalar a máquina virtual do XP Mode na mesma:

Configurar Windows XP Mode

Crie uma senha para o usuário XPMUser e deixe marcada a opção Lembras credenciais (Recomendado). Este usuário tem privilégio de administrador do Windows XP. A princípio você pode colocar uma senha aqui e esquecê-la, porém, se for instalar o XP Mode para todos os usuários de um domínio Active Directory, será necessário conhecer esta senha. A opção Lembrar credenciais irá evitar ter que digitar a senha do usuário toda vez que for executar um programa do Modo XP.
Clique no botão Próxima. Será exibida uma tela solicitando se deseja habilitar ou não as atualizações automáticas do Windows XP. Eu prefiro desabilitar as atualizações automáticas a fim de evitar trafego indesejado na rede. Além disso, não há mais suporte ao Windows XP, então novas atualizações serão raras de aparecer:

Atualizações automáticas do Windows XP

Clique em Próxima. Uma informações sobre o compartilhamento de unidades locais será mostrado. Por padrão todas as unidades locais do Windows 7 são compartilhadas para aparecerem automaticamente no Windows XP Mode. Isto pode ser mudado depois.

Windows XP Mode - Compartilhamento de unidades

Clique no botão Iniciar Configuração , para iniciar a configurações e finalizar a instalação do Windows XP Mode.

Instalação do Windows XP Mode

Quando a configurações estiver concluida a máquina virtual do Windows XP Mode estará em execução e pronta para a instalação de aplicativos:

Windows XP Mode em execução

4. Passos recomendáveis após a instalação do XP Mode

Estes passos não são obrigatórios e servem apenas como sugestão.
Minhas sugestões são:
  • Atualize o Windows XP Mode, se julgar necessário, através do site do Windows Update e na seqüencia desabilite as atualizações automáticas em IniciarPainel de Controle,Central de Segurança, Atualizações Automáticas. Marque a opção Desativar Atualizações Automáticas.
  • Desabilite a notificação de anti-virus. Não recomendo queimar uma licença de anti-virus para proteger o XP Mode. Isso só irá gastar preciosos recursos da máquina. O Windows 7 é quem deve ter um anti-virus instalado. Para desabilitar as notificações vá em Iniciar, Painel de Controle, Central de Segurança, Proteção contra vírus, Recomendações..., e marque a caixa Possuo um programa antívirus que eu mesmo irei monitorar.
  • Desabilite o Firewall do Windows XP. O firewall acabará só atrapalhando a execução de programas. Recomendo que mantenha ativado o firewall do Windows 7, mas não o do XP Mode. Para desabilitar o firewall vá em Iniciar, Painel de Controle, Conexões de rede e de Internet, Firewall do Windows e marque a opção Desativado (não recomendável).
  • Desative o monitoramente dos três recursos que desativamos acima em Iniciar, Painel de Controle, Central de Segurança, Alterar o modo de alerta da Central de Segurança e desmarque as opções Firewall, Atualizações automáticas Proteção contra vírus.
  • Não recomendo adicionar a máquina do Windows XP Mode em um domínio Microsoft Active Directory. Isto não lhe trará grandes vantagens e será mais uma máquina do domínio que terá que gerenciar.
O Windows XP Mode já vem licenciado para ser utilizado dentro de uma instalação do Windows 7.  Não há necessidade de ativação.

5. Configurar um programa para que seja acessível diretamente pela interface do Windows 7

Instale os programas que desejar na máquina virtual do XP Mode e eles provavelmente aparecerão na interface do Windows 7 em Iniciar, Todos os Programas, Windows Virtual PC, Windows XP Mode, Windows XP Mode Aplicativos. Caso isso não ocorra, ou você deseje acessar um programa nativo do Windows XP diretamente na interface do Windows 7, basta criar um atalho para o programa, diretamente no Windows XP Mode, na pasta C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas. O programa magicamente aparecerá como um atalho no Windows 7. Você pode mover o atalho criado pelo XP Mode para a área de trabalho ou qualquer outro lugar que desejar.
Por exemplo, para acessar o Internet Explorer 6, que é nativo no Windows XP, diretamente pela interface do Windows 7, faça o seguinte: Dento do XP Mode, crie um atalho para o Internet Explorer na pasta C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas, conforme ilustra a figura abaixo:

Internet Explorer 6 no Windows XP Mode

Aguarde alguns segundos para que o Windows 7 atualize o atalho e verifique a existência do mesmo em Iniciar, Todos os Programas, Windows Virtual PC, Windows XP Mode, Windows XP Mode Aplicativos:

Atalho para o Internet Explorer 6 no Windows XP Mode

Agora é só fechar o Windows XP Mode e executar o Interne Explorer 6 aplicativo diretamente pela interface do Windows 7. A primeira execução demora um pouquinho pois a máquina virtual do XP Mode precisa ser iniciada. Um alerta avisando que o Windows XP Mode foi fechado com um usuário conectado poderá ser mostrado. Ignore o aviso clicando em Continuar.
ATENÇÂO: Para evitar receber este aviso, sempre efetue o logoff do usuário do XP Mode em Iniciar, Fazer logoff e em seguida feche a janela do XP Mode. A máquina virtual irá hibernar.
A tela abaixo mostra o Internet Explorer 6 executando no Windows 7 através do XP Mode:

Internet Explorer 6 executando no Windows 7

6. Acessando unidades físicas e de rede mapeadas pelo Windows 7

Se seus aplicativos precisam de recursos de rede, todas as unidades físicas e também as mapeadas pelo Windows 7 aparecem automaticamente no XP Mode. É só procurar no Windows Explorer do XP Mode que elas estarão lá. Se precisar fazer referência a estas unidades compartilhadas em scripts no XP Mode, utilize, ao invês de C:,  \\TSCLIENT\C para referenciar a unidade C: do computador com Windows 7. Faça o mesmo para qualquer unidade existente no Windows 7, inclusive as unidades de rede e drives de CD/DVD. Os privilégios de acesso serão os mesmos do usuário do Windows 7.
Para saber quais unidades estão do Windows 7 estão presentes no Windows XP Mode, abra um Prompt de Comando (IniciarExecutar, cmd) e digite o comando net use. A figura abaixo mostra as unidades mapeadas na minha instalação:

Unidades mapeados no XP Mode

7. GPO para configurar as credenciais do Modo XP

O XP Mode funciona sem problemas quando instalado em uma imagem personalizada do Windows 7 utilizando sysprep, com a opção de copiar o perfil do usuário atual habilitada. O único problema é que ao copiar o perfil as credenciais do usuário são perdidas, forçando o usuário a digitar a senha na execução de aplicativos. Para adicionar automaticamente as credenciais do usuário em um computador membro de um domínio Microsoft Active Directory, crie um script com o nome xpmode.vbs contendo o seguinte conteúdo:
Dim WshShell, oExec, oExec2
Set WshShell = CreateObject("WScript.Shell")

Set oExec = WshShell.Exec("c:\windows\system32\cmdkey.exe /list")

retorno = oExec.StdOut.ReadAll()

If Not InStr(retorno, "VirtualXP") > 0 Then
 Set oExec2 = WshShell.Exec("c:\windows\system32\cmdkey.exe /generic:"&""""&"TERMSRV/VirtualXP-12345"&""""&" /user:"&""""&"VirtualXP-12345\XPMUser"&""""&" /pass:senha")
End If
Na linha 09,altere o valor de VirtualXP-12345 para o nome da máquina virtual XP Mode que foi gerado automaticamente na instalação do mesmo. Nesta mesma linha, altere também a senha para o valor que configurou durante a instalação.
Para saber qual o nome da máquina virtual XP Mode, abra um Prompt de Comando na máquina virtual XP Mode (Iniciar, Executar, cmd) e execute o comando hostname. O nome da máquina virtual é sempre VirtualXP- seguido de um número de 5 dígitos:
Nome da máquina virtual XP Mode


Usando o Gerenciamento de Diretiva de Grupo (gpmc.msc), crie uma GPO na Organization Unit que contenha os usuários que terão o Modo XP habilitado e coloque o Script acima em Configurações do UsuárioDiretivasConfigurações do WindowsScripts (Logon/Logoff),Logon.
Este script irá inserir as credenciais do usuário no Gerenciador de Credenciais do Windows 7. Estas credenciais são perdidas durante a execução do sysprep do Windows 7.

Observações

  • Você não precisa desligar a máquina virtual do XP Mode. Basta fechar sua janela que ela entrará em estado de hibernação. Quando necessário ela será automaticamente iniciada. Recomenda-se no entanto, antes de fechar a janela do XP Mode, efetuar logoff do usuário conectado.
  • O Windows XP Mode já vem licenciado para ser utilizado dentro de uma instalação do Windows 7.  Não há necessidade de ativação.
  • Lembre-se que se fizer uma instalação do Windows XP Mode para computadores membros de um domínio Microsoft Active Directory, os usuários terão uma instalação do Windows XP com privilégios administrativos e poderão instalar outros aplicativos não homologados pela equipe de TI.
Fonte: Bolg do nerd

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...