quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como Começar em Gerenciamento de Projetos

Muitos profissionais que tem interesse em gerenciamento de projetos, mas ainda não possuem um contato mais profundo com o tema, podem se perguntar por onde começar.
O material disponível sobre a disciplina de gerenciamento de projetos é muito farta, mas não é suficiente ficar apenas devorando conteúdo.  Para entender mesmo o que é gerenciar um projeto é necessário saber equilibrar a teoria básica com um pouco de vivência em projetos reais.

Seguem algumas dicas para quem quer começar a conhecer este tema:


1. Participe em um projeto
Se você não faz parte de uma equipe de projeto, se ofereça para participar em uma.  Caso sua empresa não tenha projetos “formais”, certamente está desenvolvendo novos produtos e serviços ou tomando iniciativas de melhoria – e isto é o que mais se aproximará de um projeto em sua organização.   Assim que estiver participando em um projeto, invista seu tempo em compreender como o projeto está sendo estruturado e organizado.

2. Leia um livro básico
Livros sobre gerenciamento de projetos têm proliferado no mercado.  Existem diversas opções que lhe darão uma visão sobre esta disciplina, e você poderá enxergar com mais clareza as diversas etapas de um projeto real.   Somente tenha o cuidado de não pegar um livro mais avançado que lhe trará mais confusão do que compreensão.

3. Não leia o PMBOK
O PMBOK é um livro muito técnico e pesado, direcionado a profissionais com conhecimento um pouco mais avançado e que estão desenvolvendo metodologias para seus projetos.  Na pior hipótese, leia apenas os primeiros capítulos que dão uma visão geral da disciplina.

4. Busque cases de projetos de seu setor
A associação entre projetos e uma área que você já conhece bem lhe ajudará a assimilar melhor os conceitos.  No futuro vale a pena vivenciar projetos em diferentes áreas, mas para começar a ganhar familiaridade com o tema, comece por uma área que está dentro de seu conhecimento.

5. Consiga um coach
Ter um profissional experiente que esteja disposto a lhe guiar em seus primeiros passos em gerenciamento de projetos é um benefício imensurável.  Aproveite esta oportunidade para ouvir muito e começar sua carreira nesta disciplina tão interessante e desafiadora.

Fonte: OGerente

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...