quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tecnologias dos G: 1G, 2G, 2.5 G, 3G e 4G Você sabe a diferença?

Ao longo de mais de 30 anos, foram muitas as tecnologias que acompanharam as redes celulares. Recentemente, enquanto lia sobre o adiamento por parte da Anacom relativamente ao “leilão” das frequências para a quarta geração (4G) das redes móveis,  lembrei-me de criar um artigo com a resenha histórica e funcionalidades das principais tecnologias móveis de comunicação. Vamos então saber as principais diferenças entre as tecnologias 1G, 2G, 2.5 G, 3G e 4G.


 1G

Os sistemas móveis de comunicação de voz de primeira geração foram introduzidos em 1980. Estes tipo de sistemas permitiam a transferência de dados (voz apenas) através de ondas cuja forma variava de forma contínua. Este tipo de sistemas tinham grandes limitações, por se tratar de sistemas analógicos. Os sistemas celulares de primeira geração não suportam qualquer tipo de encriptação da informação (problemas de segurança), a qualidade de som é fraca e a velocidade de transferência rondava os 9.6 Kbps.

2G
Os sistemas de segunda geração (2G) apareceram por volta de 1990, no sentido de colmatar as limitações dos sistemas móveis de comunicação de primeira geração (1G). Os sistemas 2G são completamente digitais e têm como principais características a segurança, robustez/confiabilidade, utilização eficiente do espectro e suporte a serviços de transmissão de dados de baixo débito. A tecnologia móvel mais popular 2G é o GSM (Global System for Mobile Communications).

2.5G
A tecnologia móvel 2.5G serviu de transição entre os sistemas de segunda geração (2G) e os sistemas de terceira geração (3G). Nos sistemas 2.5G foram introduzidos alguns serviços, que são hoje bastante populares, como por exemplo o SMS (short messaging service), GPRS, EDGE ou High Speed Circuit switched data.

3G
A tecnologia móvel 3G tem por objetivo o suporte a uma ampla gama de serviços, que vão desde o suporte a aplicações multimídia (vídeo, áudio, dados) ao acesso a vários serviços disponíveis na Internet (WWW, correio electrônico, comércio electrônico, etc). Existem um conjunto de tecnologias que se enquadram nos sistemas 3G e das quais destacamos o UMTS, WCDMA, EV-DO e HSPA (3.6 e 7.2).

4G
4G é a nova geração de comunicações móveis que vem melhorar os sistemas 3G e estão associadas desde logo um conjunto de vantagens que equipara a experiência de utilização dos serviços móveis à das comunicações fixas em fibra: maior velocidade, maior largura de banda, melhor cobertura e maior qualidade de rede. Através do 4G, os utilizadores terão a oportunidade de usufruir de maiores débitos de transferência de dados, assim como de uma maior eficiência e performance no acesso a serviços disponíveis na Internet. Comparativamente com o 3G, os utilizadores das comunicações móveis podem, ainda, através do 4G, beneficiar de uma melhor eficiência de utilização do espectro radioeléctrico e de uma menor latência, usufruindo de serviços em mobilidade até agora só possíveis através da Fibra Óptica ou ADSL. Tecnologias como o WiMax ou Long Term Evolution (LTE) foram introduzidas no mercado em 2006, e devido as suas evoluções, têm sido “rotuladas” de tecnologias 4G.

Tabela resumo sobre tecnologias móveis

 
 Esperamos que este artigo sirva de base para uma “saudável” discussão sobre as tecnologias móveis de comunicação. A questão que se coloca é inevitável!

Até a próxima!

Fonte: Pplware

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...