quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Boas Práticas: Moda ou Momento

Afinal o que são Boas Práticas ?? Palavras da moda, todo universo corporativo sempre usa o jargão, que de acordo com a Wikipédia: "Boas práticas é uma expressão derivada do inglês "best practices" que denomina técnicas identificadas como as melhores para realizar determinada tarefa. Mas o que exatamente isso quer dizer ? Que existe um consenso ou a maioria impõe aos demais novos termos ? Na minha opinião podemos definir de qualquer maneira, o que não podemos é se desviar do conceito por traz das palavrinhas mágicas.

Conforme o PMBoK, guia do Project Management Institute, Boas práticas significa que o conhecimento é "Amplamente reconhecido" e tais práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos, mesmo não havendo consenso sobre o seu valor e utilidade. Novamente pelo PMBoK, a aplicação dessas habilidades, ferramentas e técnicas podem aumentar as chances de sucesso em uma ampla gama de projetos.
Independente do que seja chamado, boas práticas, melhor maneira de realizar ou até mesmo passo-a-passo, o conceito não muda, são conhecimentos, habilidades, experiencias, ferramentas e metodologias para se fazer o certo tendo em vista que outros fizeram da mesma forma e deu ou não o resultado esperado. Toda a ideia está relacionada com lições aprendidas, todos fazemos de um jeito, ou adotamos uma determinada conduta porque alguém o fez antes e documentou os resultados e isso nos serve de parâmetros de aprendizado.

Concluindo, independentemente se as Organizações estão adotando essa forma de pensar por modismo, o que fica claro é que as empresas estão se preocupando cada vez mais e aproveitando o momento para adotar praticas reconhecidas, documentadas e evoluídas , buscando profissionais com essas competências, no post anterior, http://insideitsolutions.blogspot.com/2011/02/estudo-revela-68-das-empresas-nao.html, podemos observar um exemplo da adoção das práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que mesmo tímida, já demonstra no mínimo o "acordar" das organizações.

Até a próxima,

Fonte da Imagem: Blog Educação

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...