terça-feira, 29 de março de 2011

Problemas com o Windows, Fix IT nele!

Há dias um colega deixou um computador, com Windows XP, para ver se lhe resolvia um problema: um drive de DVD’s em sua máquina simplesmente não era detectada. Ele já pensava em formatar, com todos os prejuízos inerentes a essa ação, seriam imensas horas de trabalho que poderiam ser dispensadas. Já tinha removido o componente, re-instalado o driver e nada.
Eu recorri em primeira mão a uma ferramenta que a Microsoft lançou há coisa de um ano. Esta aplicação corrige de uma forma “saudável” uma série de problemas que um computador possa estar sofrendo.
Microsoft Fix It Center é uma fantástica ferramenta para resolver problemas mas, acima de tudo, atua de forma pro-ativa, evitando que o sistema venha a sofrer com problemas em fase do deployment.



O Windows 7 já traz embutida uma extraordinária ferramenta que detecta o problema existente na máquina – onde está instalado – e procura online por soluções que viabilizem a resolução do tal problema reportado.
Mas o Windows XP, o Windows Server 2003 e o Windows Vista não trazem esta ferramenta embutida (embora o Vista fosse o precursor de uma rudimentar solução deste tipo, nunca conseguiu contudo resultados satisfatórios), logo e porque mesmo o Windows 7 ainda não obedecia à meta de incompatibilidade ZERO, conforme prometia a Microsoft, esta ferramenta cai como uma luva.
Começamos instalando a aplicação que faz uma análise à nossa máquina.


É solicitado uma conta na Live ID para que possamos, mais tarde, reportar problemas não resolvidos por esta ferramenta, à equipe da Microsoft. Se não tem uma conta Live ID pode criar uma a partir da instalação.


Faça o login para que a ferramenta possa conectar-se e sincronizar-se com o serviço online.


Feito isto, a aplicação abre-se e apresenta-lhe uma lista de problemas efetivos (falta de drivers, drivers errados, drivers desatualizados) e erros ocasionais que derivaram em relatórios de ocorrência do sistema operacional e que estavam apontados no Centro de ação para resolução.


A ferramenta escaneia desde o Aero que pode ter dado algum problema à resolução gráfica que poderá não estar apresentando uma boa utilização. Mas vai muito mais longe, até aspectos relacionados com a visualização de vídeos são apontados, entre todos os outros aspectos ligados aos componentes.

Após clicarmos no botão Run, daremos inicio á reparação do problema apontado. Seremos direcionados para esta primeira janela que nos pergunta se queremos identificar a solução e tratar de imediato e resolver o problema, ou se o deixamos para resolver mais tarde.


Se optarmos para que a aplicação entre em ação, esta irá fazer uma análise detalhada do sistema, para detectar problemas e em seguida tratar de resolvê-los.


Com os problemas resolvidos, partimos para a solução do próximo, isto se detectarmos que realmente ficou resolvido. Se no quadro seguinte dissermos que o problema ficou resolvido reportamos o sucesso da operação, mas se reportarmos que a intervenção não teve sucesso, somos enviados para o serviço online onde iremos subir um nível na cadeia se assistência técnica.


Dentro do serviço, vemos o que não foi concluído com sucesso na nossa máquina e podemos reportar aos serviços técnicos da Microsoft que irão trabalhar na possível solução do problema e seremos notificados na próxima vez que a ferramenta seja utilizada. Já haverá novos desenvolvimentos para este problema reportado.
Achei muito interessante o fato da ferramenta se antecipar a futuros problemas. Usei a ferramenta e os resultados ultrapassaram o esperado. O software fez alterações no registo da máquina, de forma segura, corrigiu caminhos, removeu drivers conflituosos, instalou novos drivers e tudo ficou impecável na máquina do meu colega.
Está aprovada e sugiro a todos que a utilizem!

  • Sistemas Operacionais: Windows XP/Server 2003/Vista/Win7/Server 2008/R2
Até a próxima!

Fonte: PeopleWare

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...