domingo, 27 de março de 2011

Microsoft compra 700 mil endereços IPv4

O IPv6 é a nova versão do protocolo IP e foi desenvolvido para substituir a atual versão (o IPv4). O que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi a aproximação do final do espaço de endereçamento IP e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança, mobilidade e simplificando algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.

Num momento que é de mudança para o IPv6, a Microsoft investe em endereços IPv4.


Segundo um documento emitido pela justiça dos Estados Unidos e publicado no site Domain Incite, a Microsoft comprou um lote de 666.624 endereços IPv4 à Nortel Networks (empresa Canadiana na área do networking) que se encontra desde 2009 em processo de proteção contra falência. Segundo informações, a Microsoft pagou cerca de 7,5 milhões de dólares (11,25 dólares por unidade) por todos os endereços.
Após a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) ter confirmado a entrega do último bloco de IPs, especula-se que surgirá um “mercado negro” no que se refere ao endereçamento IPv4.



Porquê o interesses em possuir endereçamento IPv4?

Como sabemos, as mudanças envolvem sempre custos e além disso corre-se o risco de algo não correr bem. Segundo a BBC, de entre 80 empresas, a Microsoft foi a que apresentou o valor mais elevado para a aquisição dos blocos de endereços IPv4. O “negócio” está ainda pendente, pois necessita de aprovação por parte do tribunal.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...