segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Instalando drivers na imagem do Windows 7 no modo offline

Driver 
Em uma instalação personalizada do Windows é possível adicionar  drivers do mais diversos fabricantes. Uma das formas de se fazer isso é instalar o Windows na máquina que contém o hardware para a qual queremos adicionar os drivers, e simplesmente instalá-los. Isso é uma boa opção quando se está personalizando a instalação do Windows para um computador específico, mas se precisarmos criar uma imagem genérica que seja passível de instalação automatizada em todos os computadores de um parque computacional de uma empresa isso pode se tornar um problema.


Da forma tradicional teríamos que preparar a imagem em um hardware, realizar o sysprep, copiar a imagem para outro hardware, instalar o Windows, instalar drivers, realizar o sysprep, copiar... e assim sucessivamente até passarmos por todos os tipos de computadores da empresa.
Outra maneira de se realizar esta tarefa é preparar a instalação do Windows em um computador, capturar a imagem no formato WIM e então instalar os drivers diretamente nesta imagem. Desta forma nosso maior trabalho é conseguir os drivers de todos os dispositivos de hardware de nosso parque computacional.
Este tutorial vai lhe mostrar como instalar os drivers em uma imagem de instalação personalizada do Windows 7 de maneira offlie, diretamente na imagem do Windows (arquivo WIM). Além disso, essa mesma técnica pode ser utilizada para instalar todos os drivers das impressoras e demais dispositivos externos que sua empresa possua.

Pré-Requisitos

Para instalar os drivers Vamos precisar:
  • Imagem personalizada do Windows 7 no formato WIM. Para saber como obter o arquivo WIM, leia os artigos sobre como preparar uma instalação personalizada do Windows 7 e como utilizar o WinPE para capturar a imagem. Esta imagem pode estar com o Sysprep executado ou não. Isto é indiferente para a instalação dos drivers.
  • Kit de Instalação Automatizada do Windows 7 – Windows AIK. Baixe aqui. Para saber como instalar o
  • Drivers de seus dispositivos de hardware.

Resumo

Estes são os passos necessários:
  1. Montar arquivo WIM
  2. Preparar os arquivos dos Drivers
  3. Instalar os Drivers
  4. Fechar o arquivo WIM

Tutorial

1. Montar arquivo WIM

Copie a Imagem personalizada do Windows (arquivo .WIM) para uma pasta qualquer do computador que possui o Windows AIK. Vou utilizar a pasta C:\custom. Crie a pasta mount dentro da pasta onde você copiou o arquivo .WIM, no meu caso criei a pasta C:\custom\mount.
Abra o Windows AIK como administrador: clique em Iniciar,Todos os ProgramasMicrosoft Windows AIK. Clique com o botão direito do mouse sobre Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação e escolha a opção Executar como administrador.
Uma nova janela como a abaixo será mostrada:

Windows AIK
Navegue até a pasta onde copiou o arquivo .WIM do Windows com o comando CD. no meu caso:

cd \custom
 
Monte a imagem com o comando imagex. O arquivo de minha instalação do windows é windows.wim. Nesse caso a sintaxe do comando para montar a imagem do Windows é:

imagex /mountrw windows.wim 1 mount
 
Se preferir pode especificar os caminhos completos no comando:

imagex /mountrw c:\custom\windows.wim 1 c:\custom\mount
 
A imagem do Windows será montada na pasta C:\custom\mount no modo leitura e escrita:

imagex /mount windows.wim 1 mount
Com a imagem montada, vamos instalar os drivers.

2. Preparar os arquivos dos Drivers

Vamos a parte que pode ser difícil. Antes de instalar os drivers, precisamos prepará-los. Muitos drivers vem no formato .exe ou .zip e trazem diversos utilitários que o fabricante desenvolve. A grande maioria destes utilitários não serve para muita coisa. Neste tutorial estamos interessados na instalação dos drivers, e não dos utilitários, que são programas como outro qualquer e devem ser instalados como tal.
Se o driver estiver no formato .zip, descomprima os arquivos para uma pasta qualquer em seu computador. No meu exemplo vou utilizar a pasta C:\drivers. Verifique se existem um arquivo que termina com .inf. É este arquivo que possui as informações necessárias sobre quais arquivos devem ser copiados e utilizados na instalação do driver.
Se não existir arquivos .inf ou ocorrer algum erro na instalação do mesmo, você terá que executar o instalador do driver.
Verifique se existe algum arquivo .exe, normalmente setup.exe e execute-o. Ele vai iniciar o processo de instalação do driver. Neste processo os drivers são primeiros descomprimidos para a pasta temporária de seu computador. É lá que estarão os arquivos de driver que precisamos. Não finalize a instalação do driver, prossiga com a instalação até o ponto exatamente anterior ao inicio da instalação dos drivers. Recomendo fazer isto em uma máquina de testes, pois pode acabar instalando drivers desnecessários em seu computador.
Para saber qual a pasta temporária de seu computador, abra um prompt de comandos (Iniciar, cmd.exe) e digite echo %temp%. O caminho para a pasta temporária será mostrada. No meu caso a pasta temporária é C:\Users\Nerd\AppData\Local\Temp.

Pasta Temporária

Abra uma janela do Windows Explorer (tecla Windows+E) e navegue até esta pasta. Ordene os arquivos por ordem de data. Se você ainda estiver com o instalador do driver aberto, verá uma pasta criada recentemente que possivelmente terá seu driver descomprimido (arquivo .inf entre outros) e pronto para instalação.
Copie o conteúdo desta pasta para uma pasta qualquer em seu computador para poder prosseguir. Depois da cópia você pode cancelar a instalação dos drivers, e a pasta temporária será automaticamente excluída.
Se por algum motivo não encontrar o arquivo .inf na pasta temporária, repita o processo de instalação do driver e pare em outro ponto da instalação e verifique a pasta temporária. Repita isto até encontrar os arquivos do driver.

3. Instalar os Drivers

Para instalar os drivers vamos usar o comando dism. Supondo que o driver a ser instalado está na pasta C:\Drivers\HP 1020 e o arquivo inf seja HPLJ1020.inf. A instalação do driver para o Windows montado na pasta C:\custom\mount será realizada com a execução do seguinte comando:

dism /image:c:\custom\mount /Add-Driver:"c:\Drivers\HP 1020\HPLJ1020.inf"
 
Se o comando foi concluído com sucesso uma saída semelhante a essa será produzida:

dism /image:c:\custom\mount /Add-Driver:"c:\Drivers\HP 1020\HPLJ1020.inf"

Se verificar algum erro na execução do dism, tente repetir os passos para a preparação dos arquivos do driver.
Repita este passo para instalar todos os drivers que desejar.

4. Fechar o arquivo WIM

Agora basta fechar seu arquivo WIM e sua imagem personalizada com os drivers estará pronta.
Para desmontar o arquivo WIM que foi montado na pasta C:\custom\mount e salvar todas as alterações realizadas digite o segundo comando:

imagex /unmount /commit c:\custom\mount
 
Pronto sua imagem está pronta para instalação.

Fonte: Blog do Nerd

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...